imagem de senhora de costas na igreja

Achas a missa aborrecida?

Fotografia de NeONBRAND no Unsplash

Talvez já tenhas participado numa ou até em várias missas e possas ter achado aborrecido. Vou ajudar-te a mudares a tua opinião explicando, em primeiro lugar, de forma resumida e simples, o que é a Santa Missa. Sugiro-te também algumas dicas de como aproveitar este momento tão especial que Jesus deixou a cada um de nós:

A Santa Missa é uma celebração que tem duas partes principais: a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística. 

A Liturgia da Palavra está contida na primeira parte da celebração onde são lidas as leituras bíblicas para aquele dia e, a seguir, faz-se a Oração dos Fiéis. Neste momento da Santa Missa, Deus fala com o Seu povo. 

Na segunda parte, a Liturgia Eucaristica inicia-se com a apresentação dos dons onde “colocas sobre o altar” a tua vida, as tuas preocupações, angústias e até os teus agradecimentos. 

Por fim, no sacrifício de Cristo, acontece o milagre no altar: converte-se o pão e o vinho em Corpo e Sangue de Jesus. Este sacrifício acontece em cada missa celebrada, é o mistério de fé dos cristãos católicos.

Para te ajudar a vivenciar a celebração da Santa Missa deixo algumas sugestões:

  1. Chega antes da celebração começar, bastam 10 minutos antes, escolhe um lugar onde seja mais fácil concentrares-te, talvez mais à frente para não te distraíres. Nesse tempo acalma o coração, tenta esquecer o que deixaste de fazer para ali estares e prepara-te para o grande encontro que vais ter dentro de momentos;
  2. No momento das Leituras, tenta não ter distrações para que possas escutar o que Deus tem para dizer. Experimenta fechar os olhos no momento em que estiveres a ouvir cada leitura. A Palavra é para cada um de nós e, por isso, se escutares com atenção sentirás o que Deus tem para te dizer, pois Ele falar-te-à ao coração;
  3. Desliga os dados móveis e tira o som do teu telemóvel para ninguém te perturbar, pois este momento é vosso. Teu e de Deus;
  4. Na Liturgia Eucaristica, eleva o teu coração e concentra-te para o momento especial que vai acontecer. Quando o Sacerdote iniciar o ato da consagração, ajoelha-te e contempla o grande milagre que ocorrerá à tua frente. Jesus presente em corpo, alma e divindade. Nessa altura contempla, olha para o corpo de Cristo, não baixes a cabeça, apenas sente-O ali. Entrega-te;
  5. Se fores comungar, após a comunhão, agradece a Deus por estar contigo. Lembra-te da importância da preparação para a comunhão, pois é Cristo que vai estar dentro de ti e contigo estará até que o permitas. Vivencia esse momento dando graças pois quando saires pela porta da igreja Jesus acompanhar-te-à. 

Segue estas dicas e verás que a Santa Missa nunca mais será como antes. Experiencia este momento e dá testemunho aos outros para que possam, também eles, viver este momento de outra forma.

Deixar um comentário