Casadinhos – um bolo para celebrar o amor

Casadinho ou bem-casado é um doce popular, de origem portuguesa, que remonta ao início do século XX (data em que se começam a encontrar registos sobre o mesmo).

Diz a lenda que os casadinhos devem ser servidos no final da festa de casamento, trazendo sorte e prosperidade para os recém-casados. 

Reza ainda a lenda que ao entregar aos convidados o bolinho, o casal está a partilhar a sua felicidade e amor com aqueles que lhes são próximos.

Os casadinhos são bolos secos que se unem em par, recheados com um doce (normalmente marmelada, creme de leite condensado…). Simbolicamente este bolo representa a união de duas pessoas, duas metades unidas para criar o bolo completo! Unidas por um doce que representa aquilo que se espera ser a sua vida.

Este bolo passou a fazer parte da tradição não só em casamentos, mas também em aniversários de casamento e até de batizados.

Lendas à parte, para os noivos o que se espera é que seja um grande dia e o início de uma nova etapa da vida a dois, repleta de amor, alegria, saúde e felicidade, que estejam unidos e que a vida a dois seja doce… tal como os casadinhos.

Esta receita tem por estes dias um significado muito especial, uns amigos casaram há poucos dias e estamos tão felizes por eles!! Com ou sem bolinhos o que importa, na realidade, é o amor que sentem e que os uniu até este lindo momento.

Desejamos que seja uma vida em família muito abençoada e recheada de alegria, saúde e paz.

“Acima de tudo, porém, revistam-se do amor que é o elo perfeito”

Colossenses 3:14

Ingredientes para a base dos bolinhos – esta receita dá para fazer cerca de 15 bolos

  • 150 gr. de margarina de culinária;
  • 2 gemas;
  • 2 chávenas de chá de farinha de trigo;
  • 1 chávena de chá de amido de milho;
  • 1 e ½ chávena de chá de açúcar;
  • 1 colher de chá de aroma de baunilha;
  • Raspas de limão a gosto.

Recheio para os bolos (sugestão): marmelada, doce de leite…

Calda (opcional):

  • 150gr de açúcar;
  • canela em pó qb;
  • casca de limão ou laranja;
  • água qb.

1- Colocar todos os ingredientes, para a base dos bolinhos, no processador e amassar até que fique tudo bem ligado. Este processo pode ser feito em robot de cozinha ou à mão.

2- Transferir a massa para a bancada e continuar a amassar até ganhar consistência. 

3- Levar a massa ao frigorífico por 15 minutos.

4- Moldar a massa em forma de rolo e  cortar em pedaços pequenos. Dar-lhes o formato de bolacha (tentar que fiquem uniformes, para depois conseguir juntar a pares). 

5- Levar ao forno pré aquecido a 180 graus até os bolos começarem a ganhar um tom dourado. Deixar arrefecer para depois unir os bolos em pares com o recheio escolhido.

Nota 1: 

Se tentar rechear os bolos quentes, eles podem partir.

Nota 2:

Se preferir os bolinhos menos crocantes, tem a opção de fazer uma calda e com a ajuda de uma colher de sopa, colocar por cima de cada bolo um pouco de calda.  

Bom apetite!

Deixar um comentário