mão a segurar um relogio de bolso em direção as montanhas

Com o nosso coração de mãos dadas com o Papa

alguém a segurar um relógio de bolso em direção as montanhas
Fotografia de Ali Kazal em Unsplash

Com o nosso coração de mão dada com o Papa, percorremos o caminho

“Eis que subimos a Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte.” (Mateus 20: 18)

A Quaresma para nós cristãos, este ano, assume uma importância ainda maior, sendo convidados a dar esperança e um sentido de fé aos tempos difíceis que vivemos. Neste tempo de preparação para a Páscoa, temos de encher os nossos dias com proximidade, compaixão e ternura pelo próximo. 

Ao exemplo daquilo que é a mensagem do Papa Francisco para esta Quaresma há três pontos essenciais:

1) “o caminho da pobreza e da privação (o jejum)”;

2) “a atenção e os gestos de amor pelo homem ferido (a esmola)”;

3) “o diálogo filial com o Pai (a oração)”.

É-nos pedido que caminhemos de mãos dadas com as promessas que vinculámos no nosso batismo, com a certeza da nossa entrega total à fé, com a necessidade da conversão diária dos nossos sentimentos e atitudes e, acima de tudo, com o perdão. Assim como Ele nos perdoou, “perdoa-lhes Pai porque não sabem o que fazem” (João 13: 34), sendo o foco central a reconciliação com Ele. Como conseguimos isso? Se, através de palavras e gestos, não retivermos os pecados pelos quais somos ofendidos e fizermos do nosso perdão uma dádiva (a mais gratuita e desprendida) aos nossos irmãos.

Isto não é, nem será fácil, por isso mesmo dizemos que é um caminho e, como qualquer outro, terá altos e baixos e a melhor forma de o percorrermos será através da oração, aquela que, de forma sincera, chega indubitavelmente ao coração do Pai. É Ele que nos mostra o caminho, é Ele que o prepara, mas é também Ele que nos dá o livre arbítrio, permitindo que escolhamos cada passo. 

Peçamos sabedoria para escolher cada passo em consciência, por nós, pelos outros, com espírito fraterno verdadeiro e por Ele que se entregou por nós.

Este caminho até à Páscoa do Senhor impele-nos também à caridade sob a forma de esmola e esta não implica necessariamente uma doação monetária, mas, principalmente, uma doação de nós mesmos àqueles que sofrem, àqueles que se vêem privados de algo, como diz o Papa Francisco: “O pouco, se partilhado com amor, nunca acaba, mas transforma-se em reserva de vida e felicidade.”

Assim, deixamos-te algumas ideias simples, práticas, atuais e, sem dúvida, carregadas de sentimento que podes pôr em prática com todo o teu coração nesta quaresma:

– Sorri mais, sorri para quem passa por ti, sorri para ti;

– Diz às pessoas o que significam para ti, o quanto gostas delas, como são importantes;

– Antes de falares pensa, principalmente se for aquela pessoa que te tira do sério, respira e a seguir fala com amor, corrige com amor;

– Todos bebemos um café, todos comemos um chocolate ou uma pastilha, um bolo até, vamos renunciar a uma destas coisas e juntar o euro que iríamos gastar todas as semanas. No fim da quaresma entrega a soma a alguém que saibas necessitar;

– Liga aos que estão longe e sozinhos;

– Fazer pelos outros: dar o bom dia aquele vizinho que  passa por ti e nem olha; faz aquele bolo que tu nem gostas, mas que a família tanto gosta; aspira e limpa o pó com alegria, mesmo que normalmente acabe em discussão, agora fá-lo e oferece esse gesto ao Pai;

–  Motiva os teus colegas de trabalho, os teus amigos, aquele primo que está desanimado, as palavras podem levar força e consolo onde são mais precisos;

– Agradece tudo o que tens, tudo o que de bom te acontece, agradece até aquilo que de menos bom acontece, porque saíste fortalecida, porque, apesar de tudo, a tua vida continua;

– Ajuda. Há tantas formas de ajudar, na tua cidade de certeza que há grupos de Voluntariado, sob as mais diversas formas, mas mesmo que não haja, ou caso não te sintas à vontade, ajuda aquela pessoa que pede no parque de estacionamento, ajuda a senhora com mais idade que carrega sozinha os sacos das compras, ajuda aquele senhor de bengala que com tanta dificuldade tenta passar a estrada, basta olhares para o lado e verás tantos casos que precisam de ajuda, de verdade, concreta. 

A seguir, reza por cada uma dessas pessoas.

Estas são apenas algumas ideias, o mundo está cheio de necessidades, aguçadas pelo momento em que vivemos, abre os teus olhos e vê, abre o teu coração e vai! A Quaresma é tão simplesmente o que aqui te sugerimos, limpar o nosso coração do que não é bom e essencial, refletir sobre aquilo que temos de mudar, onde errámos, pedir perdão ao Pai e a quem falhámos e renovar a nossa vida. 

Este caminho é o caminho Dele, ninguém o fez com mais amor, Ele entregou-se por mim e por ti, só nos pediu “amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (João 13: 34), caminhemos sem medo, Ele está sempre no meio de nós!

Deixar um comentário