É tempo de férias

Imagem de Frank Albrecht por Unsplash

A Ana vai de férias!

É tempo de sol, de praia e diversão, sem horas marcadas, é tempo de férias!

E tu, como vives as tuas?

Para mim, é nesta altura que aproveito para absorver tudo o que posso Dele, aproveito para “recarregar as minhas baterias”, alimento a minha alma para que durante o restante ano consiga usufruir desta nutrição.

Podemos tirar férias de muitas coisas, do trabalho, das tarefas rotineiras do dia a dia, das milhentas obrigações a que nos propomos, mas nunca Dele! Jesus está sempre connosco, nunca falha um dia, para Ele não há férias, é um amor imenso sem tempo nem espaço, Ele é o bem mais precioso que deves manter todos os dias, todo o ano! 

Claro que há o descanso (muito descanso porque bem precisamos!) e o desligar da realidade do dia a dia. Existem também os passeios e conhecer novos sítios, porque é tão bom trazer novas imagens à nossa mente, deleitar-nos com a vista sobre a natureza, ver novos lugares e conhecer pessoas diferentes com novas histórias!

Há algo que considero essencial nas minhas férias, é a renovação, o fazer reset ao que “tem sido”, trabalhar em mim mesma de forma a recomeçar mais leve, mais livre daquilo que me prendia. Eu reencontro-me Nele e é Nele que recupero as minhas forças, é através do imenso amor com que Jesus me envolve na tranquilidade dos dias mais pacíficos, que me reinvento e consigo recomeçar.

Pela manhã mantenho os hábitos de todos os dias, mas de forma ligeiramente diferente. À medida que sol entra timidamente pelas frestas das janelas, com o quarto sereno e à meia-luz, gosto de ouvir a meditação da app Abide, o relaxamento que me proporciona, o primeiro passo após o acordar como que a indicar a direção do novo dia, para mim é indispensável. A seguir, deixo-me levar pela reflexão diária da app Passo-a-rezar por uma das leituras do dia. O dia não me faz sentido se não souber aquilo que Ele me quer dizer. Todos os dias Ele quer deixar (a mim e a ti) uma palavra de consolo, de ânimo, quer mostrar a Sua vontade, sem nunca a impor, quer apontar um caminho, Ele tem tanto para te segredar e é através da Sua palavra que O conhecerás. Aproveita o tempo de férias para te tornares sua amiga (ou seu amigo!) íntima(o).

Ao longo do dia, quando vou para a praia, gosto de passear à beira-mar e conversar com Ele, conto-lhe o que sinto, o que me preocupa, o que gostava de mudar na minha vida, peço-Lhe que me mude segundo a Sua vontade, que me ajude a encontrar-me, que me aponte o caminho, que venha por entre a paz que sinto e se faça sentir nos meus passos, na minha vida, no meu coração.

Pessoalmente gosto muito de conhecer as diferentes igrejas e capelas dos destinos para onde vou. Eu moro na cidade e as igrejas da minha zona são relativamente recentes e grandes. Nos meus destinos de férias gosto de ver as igrejas e capelas mais tradicionais, mais antigas, mais acolhedoras, com os seus altares trabalhados e talhados a dourado, os azulejos pintados à mão, com representações divinais, na minha opinião, são construções lindíssimas! 

Mas o melhor de tudo? Para mim, os horários a que são celebradas as Eucaristias! Não há desculpas, podemos ir de manhã, à tarde ou à noite. Das melhores recordações que tenho, ir à missa, nas férias no Algarve, à tarde ou à noite! Aquele ambiente tranquilo de quem vai entregar aos Seus pés o dia que está a terminar, a possibilidade de agradecer ali, de forma tão próxima, cara a cara, pela possibilidade do descanso, do dia de sol, do usufruto da companhia da família e dos amigos, tantas e tantas bênçãos que temos! São missas repletas de gente de todos os lados, de todas as idades, famílias bronzeadas, pessoal de calção e chinelo no pé – todos se reúnem pelo mesmo motivo, Cristo, a necessidade do Seu amor, sem interrupções, porque podemos tirar férias de muita coisa, mas não Dele, não deste sentimento sem igual.

É o nosso alimento, é a nossa força, a nossa motivação, é ali que nos “recarregamos” qual telemóvel ligado à corrente, somos nós e Ele.

São homilias refrescantes, são palavras que entram em nós quando temos mais “espaço” para as sentir.

Partilha connosco como são as tuas férias, desafio-te a enviares fotos dos teus momentos de diversão ou das igrejas que visitares! Podes enviar-nos mensagem pelas nossas redes sociais ou mail para

 [email protected] 

Permite que as tuas férias sejam inundadas por estas ondas de Paz, fica com Deus e boas férias!

Deixar um comentário