Via Sacra – Personagens da Paixão (cont. 6)

Ao longo destas cinco semanas que passaram, percorremos o caminho lado a lado com os homens e mulheres que fizeram parte dos momentos da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Hoje, fazemos o nosso momento, estaremos nós e Jesus.

Segue o link para acederes às semanas anteriores:
Semana I: Via Sacra – Personagens da Paixão
Semana II: Via Sacra – Personagens da Paixão (cont.2)
Semana III: Via Sacra – Personagens da Paixão (cont.3)
Semana IV: Via Sacra – Personagens da Paixão (cont.4)
Semana V: Via Sacra – Personagens da Paixão (cont.5)

SEMANA I
PRIMEIRA ESTAÇÃO –
Pedro, Tiago e João 
SEGUNDA ESTAÇÃO –
Judas 
TERCEIRA ESTAÇÃO –
Caifás

SEMANA II
QUARTA ESTAÇÃO –
Pedro
QUINTA ESTAÇÃO –
Pilatos
SEXTA ESTAÇÃO –
Os soldados

SEMANA III
SÉTIMA ESTAÇÃO –
Fariseus  
OITAVA ESTAÇÃO –
Simão de Cirene  
NONA ESTAÇÃO – 
Mulheres de Jerusalém

SEMANA IV
DÉCIMA ESTAÇÃO
O povo
DÉCIMA PRIMEIRA ESTAÇÃO
O bom ladrão
DÉCIMA SEGUNDA ESTAÇÃO
Maria, mãe de Jesus   

SEMANA V
DÉCIMA TERCEIRA ESTAÇÃO
OFICIAL ROMANO
DÉCIMA QUARTA ESTAÇÃO
José de Arimateia   
DÉCIMA QUINTA ESTAÇÃO
Maria Madalena

SEMANA VI
MEDITANDO A PÁSCOA DO SENHOR JESUS
Jesus Cristo


SEMANA VI

MEDITANDO A PÁSCOA DO SENHOR JESUS

Iniciamos a nossa caminhada unidas em fé, começando por invocar a Santíssima Trindade. 
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

Oração inicial:

Ó amado Jesus, pelas Sagradas Escrituras, preparamo-nos neste instante para Te acompanhar no caminho do Calvário, através dos homens e mulheres que fizeram parte da história da Tua Paixão. 

Olhamos a nossa cruz e segurando-a de braços estendidos para Ti, entregamos o nosso desejo de participar com coração aberto na meditação de cada Estação, através dos seus olhares, palavras e atos.

Jesus Cristo

Filipe, acorrendo, ouviu o etíope a ler o profeta Isaías e perguntou-lhe: “Compreendes o que estás a ler?” Respondeu ele: “E como poderei compreender, sem alguém que me oriente?” E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto dele.
A passagem da Escritura que ele estava a ler era a seguinte:
Como ovelha levada ao matadouro,
e como cordeiro sem voz diante daquele que o tosquia,
assim Ele não abre a sua boca.
Na humilhação se consumou o seu julgamento,
e quem poderá contar a sua geração?
Da face da terra foi tirada a sua vida!
Dirigindo-se a Filipe, o eunuco disse-lhe: “Peço-te que me digas: De quem fala o Profeta? De si mesmo ou de outra pessoa?” Então, Filipe tomou a palavra e, partindo desta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Boa-Nova de Jesus.

Atos dos Apóstolos 8: 30 – 35
“Flevit super illam.”
Jesus chora sobre Jerusalém (São Lucas 19:41)
Óleo sobre tela de Enrique Simonet de 1892. Imagem de domínio público

Jesus foi um grande profeta e líder religioso, figura central do Cristianismo. Para a maioria dos cristãos é o filho único de Deus e a segunda pessoa da Santíssima Trindade que veio anunciar o Reino de Deus. Recebeu o título de “Cristo”, em grego “ungido”, por aqueles que O reconheciam como o enviado por Deus. Por isso, os seus seguidores são conhecidos como “cristãos”. 
Na Bíblia, os quatro evangelhos canónicos (Mateus, Marcos, Lucas e João) são as principais fontes para a biografia de Jesus. Mas também outras partes do Novo Testamento, como as Cartas, as Epístolas de São Paulo e Atos dos Apóstolos, contêm referências a episódios chave da vida de Jesus Cristo.
Como cristãos, acreditamos que, pela sua vida sem pecado e pela sua morte e ressurreição, os seres humanos se podem reconciliar com Deus, sendo-lhes oferecida salvação e a promessa de vida eterna.

Jesus Cristo dá cumprimento a séculos de profecias que se encontram no Antigo Testamento da Bíblia, que prediz desde o lugar do seu nascimento, aos detalhes da sua vida, a sua missão, a sua natureza, a sua morte e a sua ressurreição.
Alguns estudiosos estimam que existem mais de trezentas profecias no Antigo Testamento, escritas séculos antes do Seu nascimento, referindo-se, naturalmente, a Jesus. 
As profecias bíblicas não são predições, são promessas de Deus.
Isaías, foi o profeta do Antigo Testamento mais prolífico sobre a vinda de um Messias, revelando que a salvação seria levada às pessoas em todo o mundo (Isaías 11). 
Jesus morreu jovem. O seu ministério público não durou mais do que três anos e meio, período durante o qual nunca deixou a sua terra natal. No entanto, a sua mensagem foi a primeira a espalhar-se por todo o mundo. 
Os seus ensinamentos tornaram-se, mais tarde, a religião mais popular entre os gentios (não judeus), com algumas estimativas atuais de cerca de dois biliões de cristãos em todo o mundo.
Jesus dá cumprimento a esta profecia de Isaías!

V. Nós Vos adoramos e Vos bendizemos, Senhor Jesus.
R. Porque pela Vossa santa cruz remistes o mundo.

Jesus é o Filho que Deus enviou para nos libertar do pecado, vencendo a morte e dando-nos a vida eterna. 

A paixão do Senhor é a mais bela história de amor alguma vez conhecida. O amor incondicional de Alguém que se sacrifica e morre de forma dolorosa por cada um de nós. 

Um amor tão grande que a nossa capacidade humana não alcança. O sacrifício de Cristo não terminou na Cruz à vista de Maria, de alguns dos seus amigos e do povo. Jesus sacrifica-se a cada momento, ainda hoje, nos altares a cada Eucaristia onde entrega o Seu corpo divino e derrama o Seu sangue precioso no cálice. Todos nós temos algo que os apóstolos e seguidores de Jesus não tinham. Nós temos Jesus presente em corpo, alma e divindade em todos os Sacrários de todas as igrejas do mundo. Temos a graça de O poder encontrar, basta querer.Temos também a Palavra de Jesus na Bíblia Sagrada. Temos tudo. Jesus e a Sua Palavra por isso, irmãos, anunciemos a Boa Nova por todo o lado, para que muitos se convertam, acreditando no Evangelho, arrependendo-se dos seus pecados, para que possam ser curados e desfrutar das maravilhas que o Senhor tem para todos nós.

Pelo Batismo,

Pelo caminho fora, encontraram uma nascente de água, e o eunuco disse: “Está ali àgua! Que me impede de ser baptizado?” Filipe respondeu: “Se acreditas com todo o coração, isso é possível.” O eunuco respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.” E mandou parar o carro. Ambos desceram à água, Filipe e o eunuco,  e Filipe batizou-o.

Atos dos Apóstolos 8: 36 – 38

E, pelo anúncio do Evangelho,

Filipe encontrou-se em Azoto e, partindo dali, foi anunciando a Boa-Nova a todas as cidades, até que chegou a Cesareia.

Atos dos Apóstolos 8: 40

✞ Estás connosco, Amor infinito, acompanhas-nos em todos os nossos passos.
Pai Nosso, Avé Maria, Glória

Oração final:

Meu Jesus, digno de todo o louvor e toda a Glória, Rei e Senhor das nossas vidas, graças Te damos por nos acompanhares a cada dia. Pedimos-Te Senhor que nos ajudes a renunciar às emboscadas do inimigo da nossa alma, livrando-nos de pecar, dando-nos coragem e fortalecendo a nossa fé.

Amém.

Deixar um comentário