A tua dezena

A oração é uma forma de criar uma ligação, uma conversa com Deus. A oração pode ser individual ou comunitária, pode ser algo muito pessoal e espontâneo, mas também pode ser uma recitação ou cântico de orações que nos ajudam a meditar sobre os mistérios divinos.

Uma das práticas de oração mais comum e estimada pelos católicos é a recitação do Santo Rosário. Rezado sobretudo sob a forma de terço. A todos nós foi feito o pedido, nas aparições de Nossa Senhora em Fátima, que o rezássemos todos os dias.

“Quero dizer-te que façam aqui uma capela em Minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o terço todos os dias” 

(Memórias da Ir. Lúcia, pp.180-190).

Para saberes mais sobre o terço e como rezar:   http://www.vatican.va/special/rosary/documents/misteri_po.html 

Hoje propomos a versão mais simplificada de rezar o terço, a dezena. A Dezena é uma corrente (ou cordão) composta por 10 contas (ou nós) pequenas correspondentes à oração da Avé Maria e uma conta maior correspondente à oração do Pai Nosso.

Neste trabalho, para os pontos de crochet com trapilho segui o vídeo do canal “O Mundo ao contrário” disponível no Youtube:

Para o entrelaçamento dos pontos, como não encontrei a minha agulha para macramé, fiz mesmo com o auxílio de um lápis.

Para as contas utilizei botões, são 10 pequenos e 1 maior. No final deixei uma ponta para a cruz, na qual usei 6 botões pequenos também.

Por ser mais pequena, rezar uma dezena não ocupa mais do que 10 minutos, mesmo que rezada pausadamente. 

Se rezar o terço é uma novidade para ti ou sentes ainda alguma resistência nesta prática devocional, começar pela dezena pode ser uma boa ideia. O importante é fazer oração com empenho e com coração disponível, vais sentir verdadeiros progressos na tua vida interior se o fizeres diariamente. 

Diz-se que “Cada vez que se reza uma Avé-Maria é uma rosa que se oferece a Nossa Senhora”.

Hoje é o dia mundial do doente, o Papa Francisco deixa-nos uma mensagem de reflexão sobre o tema XXIX Dia Mundial do Doente 

E nós deixamos o desafio para unidas em oração entregarmos “10 rosas” a Nossa Senhora por essas intenções.


3 comentários

  1. Muito grata pelo ensinamento sobre a recitação do terço. Que nos liguem os sempre a Jesus através da Sua Mãe Maria, recorrendo a esta oração que nos aproxima mais das Suas Graças 🥰🙏

Deixar um comentário