
Vivemos para ser ou ter? Parece fácil de responder, não? Ser, claro. Ser feliz, amado, reconhecido, trabalhador, apaixonado… Mas que precisamos ter para sermos tudo isso? Se calhar é preciso ter a casa x, o carro y, o trabalho z, as férias xpto…
Deus pede-nos para confiarmos Nele e nada nos faltará. Jesus pediu aos seus discípulos para irem pregar a Boa Nova e pouco ou quase nada levarem com eles, pois durante o caminho tudo lhes iria ser providenciado, como podemos ver em Marcos 6-7.
Podemos aproveitar o regresso das férias para refletir sobre a forma como vivemos. Vivemos em busca do ser ou do ter? O Pai dá-te a possibilidade de seres e nada te faltará. Se tudo quiseres ter, terás tempo para ser o que o Senhor ambicionou para ti? O caminho não é nosso, como nada neste mundo, mas ao seres verdadeiro filho de Deus tudo podes alcançar, porque o Pai estará sempre contigo e comigo.
Ser ou não ser, eis a questão já o dizia William Shakespeare. Confuso? É normal. Vivemos no mundo do ter, mas porque não começar hoje por deixar de comprar a camisola que tanto queremos e dedicar esse dinheiro e tempo a uma causa social. Diz-nos como queres começar a ser, em detrimento do ter?