As palavras têm poder. Podem dar vida, mas também podem matar. Quantos de nós não magoamos ou não fomos magoados com palavras? Pois todos nós falhamos com frequência. Se alguém não peca pela palavra, esse é um homem perfeito, capaz de dominar todo o seu corpo (Tiago 3: 2). A língua, muitas vezes, comanda as nossas ações. S. Tiago fala-nos muito claramente do poder negativo que pode sair da nossa boca:
Assim também a língua é fogo, é um mundo de iniquidade; entre os nossos membros, é ela que contamina todo o corpo e, inflamada pelo Inferno, incendeia o curso da nossa existência.
(Tiago 3: 6)
Podes transformar a vida de alguém apenas com as tuas palavras.
Cada vez que alguém te magoa cala-te. Faz silêncio e medita primeiro no assunto, apontando primeiramente para ti e vê se, realmente, o outro terá ou não razão. Não te precipites no calor do momento. Se possível, reza sobre isso. Só depois, e se achares pertinente, fala com o outro sobre o que aconteceu.
As palavras devem exortar, dar vida, ensinar, alertar e demonstrar amor. Usemos as nossas palavras para emendar com amor, trazer vida e esperança. Usemos as nossas palavras para proclamar a verdade e ajudar os outros a conhecê-la. Isto é amar a Deus e ao próximo.
Saiba que aquele que consola um pecador do seu erro salvará da morte a sua alma e obterá o perdão de muitos pecados.
(Tiago 5: 20)