Verónica de Jerusalém

Santa Verónica a olhar para cima com o seu véu que tem impresso a face de Cristo

Verónica vem de “vero ícone”, que significa “verdadeira imagem de Jesus.

Santa Verónica de Jerusalém, a mulher que deu o seu véu a Jesus, quando Ele ia a caminho do calvário.

Esta passagem não consta da bíblia, mas de um dos evangelhos apócrifos1 designado As Atas de Pilatos, em que é relatado que aquela mulher se compadeceu do sofrimento de Jesus. Aproximou-se e enxugou o Seu divino rosto, manchado de suor e sangue pelo martírio por que estava a passar a caminho do calvário. No véu ficou impresso a face do Messias.

Está também escrito no mesmo documento apócrifo, referido acima, que esta mulher que enxuga a face de Cristo possa ser também a mesma que foi curada de uma hemorragia. Relembrando o episódio bíblico relatado por Lucas (8, 43:48): 

“Ia lá também uma mulher que havia já doze anos sofria de uma doença que a fazia perder sangue. Tinha gasto com os médicos tudo quanto possuía, mas ninguém a pôde curar. Ela foi então por detrás de Jesus, tocou-lhe na ponta do manto e ficou logo curada da doença. Jesus perguntou: “Quem foi que me tocou?” todos negaram. E Pedro disse: “Mestre, é a multidão que te aperta e empurra de todos os lados!”. Mas Jesus repetiu: “Houve alguém que me tocou. Eu bem senti que algum poder saiu de mim.” Então a mulher, vendo que não podia passar despercebida, aproximou-se de Jesus, toda a tremer, ajoelhou-se aos seus pés e confessou diante de toda a gente a razão por que tinha tocado em Jesus e como tinha ficado curada imediatamente. Jesus então disse-lhe: “Minha filha, a tua fé te salvou. Vai em paz.”

Verónica representa a fé que cura quando nos entregamos humildemente ao poder do Senhor. Verónica, humildemente, pensou que apenas bastaria tocar-Lhe no manto e assim o fez. Também nós que tantas vezes, no sofrimento, nos entregamos ao poder de Cristo que cura e liberta.

Representa também tantas e tantas pessoas que, ao longo dos tempos, se compadecem do sofrimento de Jesus que, ainda hoje, continua a ser flagelado pelos nossos pecados. Essas pessoas rezam pelos pecados do mundo, enxugando, assim, o sangue de Cristo derramado por nós. Cada oração e sacrifício de reparação dos pecados do mundo é sinónimo de enxugar a sagrada face de Cristo.

1 Evangelhos Apócrifos designam os documentos ou coletâneas que, não sendo considerados como inspirados por Deus, não constam do Novo Testamento.

Deixar um comentário