imgem de senhora na rua com as mãos em gesto de oração

Já estiveste com Jesus hoje?

Imagem de Fa Barboza no Unsplash

Olá, eu sou a Ana!

Provavelmente não me conheces, mas não seremos assim tão diferentes, tal como tu, tenho uma vida super agitada e não tenho tempo para nada! Conheces esta sensação? Mas há algo que tenho sempre presente, desde que acordo até que adormeço, a vontade de estar sempre perto Dele! É a minha maior companhia e que grande alegria!

Como acredito que te será útil e muito proveitoso, vou partilhar contigo como me mantenho perto Dele, como Jesus está sempre comigo, e alguns truques que também te poderão ajudar.

Deixo-te a descrição de um dos meus dias típicos, descontrai e vê se alguma destas dicas se poderá adequar também a ti!

De manhã, mal acordo, olho para o lado e digo-Lhe “bom dia!”, agradeço pela noite, melhor ou pior, trouxe-me um novo amanhecer, estou viva e tenho pela frente um dia cheio de novas oportunidades, agradeço-Lhe pelo dom da vida e ao olhar para Jesus, na Cruz, recordo o sacrifício que fez ao entregar-Se por mim (por ti também) e começo o meu dia envolta neste amor.

Como em qualquer diálogo, eu comecei e Ele continua, tenho de esperar pela resposta, saber ouvir, ouvir com os ouvidos do coração, por isso peço ao Seu Santo Espírito que venha sob a forma de resposta ao meu cumprimento e me dê uma palavra para o meu dia. Abro a minha Bíblia e leio a resposta que Jesus tem para mim, às vezes um versículo basta e Ele fala-me e diz-me aquilo que preciso escutar.

Depois entre tudo o que é normal nas nossas manhãs, tento despachar-me para sair. No carro, a caminho do trabalho gosto de ouvir o conteúdo de 2 aplicações (apps), a mim fazem-me sentido, talvez tu gostes mais de outras, se assim for, partilha também comigo!

Para começar oiço a meditação diária da app Abide, ajuda-me a relaxar de toda aquela azáfama que foi para sair de casa, o som calmante de fundo, a voz profunda e serena que me recorda as Suas palavras e como elas fazem sentido hoje na minha vida!

A seguir, já descontraída, de coração aberto e bem disposta (sim, é impossível não ficar inundado de alegria ao tê-Lo ali a falar para ti), oiço a reflexão diária da app Passo-a-rezar. Com esta app vais entrar numa das leituras do dia, vais seguir por uma meditação guiada, vais sentir cada palavra a fazer sentido, no teu dia, na tua vida, de forma tão atual! São cerca de 10 minutos de oração onde nos encaminham para iniciarmos a nossa oração mais pessoal.

Agora é a minha parte, terminam as reflexões e meditações guiadas, vou falar-Lhe, eu a Ana, a minha oração mais pessoal e carregada de sentimento, onde me despojo a quem melhor me conhece, agradeço-Lhe, peço perdão por palavras, atos e pensamentos, peço pelos que amo, os que ainda estão comigo e os que estão no céu junto Dele, peço pelos meus amigos e por todos os que mais precisam, pelos que mais sofrem, peço-Lhe encarecidamente que faça em mim segundo a Sua vontade e que me dê sabedoria e coragem para entender os Seus desígnios na minha vida e para segui-Lo sem medo.

Tudo isto surge de forma fluída, os sentimentos surgem, a vontade de partilhar com Ele, de me sentir próxima, como um pequeno rio que se aproxima do grande mar.

Algures a meio da minha manhã, leio as leituras do dia, normalmente numa das apps, Liturgia Diária ou Evangelizo, à sua maneira ambas explicam as leituras, através de um comentário ou, mesmo, de uma homilia. É a tua pausa, são quinze minutos que tiras para voltares a ligar-te, experimenta, é alimento para a tua alma.

Durante o dia, várias são as vezes que falo com Ele no segredo do meu coração, imagino o que faria e o que diria em cada situação, tento que esteja presente ao máximo. Outro exemplo, gosto tanto de cantarolar os meus cânticos preferidos! Eu oiço sempre uma rádio católica, então tenho sempre vários cânticos fresquinhos na ponta da língua a querer sair! Quem canta reza 2 vezes!

Na minha hora de almoço aproveito para cumprir mais um dia nos planos da app da Bíblia. Conheces? Tens de ver esta app! É a forma de teres a Bíblia sempre à mão (literalmente na palma da mão!), para além de que te sugere todos os dias um novo versículo para que possas meditar ao longo do teu dia. E (para mim o melhor de tudo) muito interessante para a nossa formação pessoal, para fundamentar o nosso conhecimento e para crescimento na fé, esta app tem vários planos disponíveis para diariamente realizarmos mais um passo, passo a passo! Por exemplo, o plano “Amar como Jesus amou” que nos acompanha por 13 dias. Tens de experimentar, depois só vais querer mais e mais!

Isto sou eu. Mas há tantas e tantas formas de O teres na tua vida, aliás, Ele está sempre contigo, procura-O e encontrarás, abre o teu coração e escuta-O a sussurrar-te, Jesus quer estar na tua vida, deixa-O entrar. Foi um prazer dividir o meu dia contigo, até sempre!


1 comentário

Deixar um comentário