A fé assumida e vivida é associada a pessoas mais velhas ou até a outras religiões que abraçam as suas crenças sem medos.
Já te aconteceu evitares falar em Deus com medo de te chamarem beata ou de te fazerem algumas perguntas inconvenientes tais como: “estás com algum problema na vida?”, “Que raio te aconteceu para te voltares para a igreja?” ou até “andas metida em alguma seita?”
Posso dizer-te que antes era complicado falar de Deus às pessoas, principalmente aos amigos, com receio do que poderiam pensar.
Quando fiz a experiência de falar de Deus contando as maravilhas que fez em mim, por incrível que pareça, não ouvi do outro lado qualquer tipo de reação negativa. Talvez esta seja uma boa maneira de O anunciares. Dá testemunho aos outros das coisas boas que Deus tem feito por ti. Os nossos testemunhos são muito importantes, pois podem motivar ou tocar o coração de outras pessoas.
Podes também convidar alguns amigos para um curso da tua paróquia, certamente haverá algum que possa ser interessante.
Outra ideia que sugiro é fazeres o convite para orarem juntos, ou até irem à missa juntos.
É preciso coragem para tomar qualquer um destes passos que te referi, mas acredita que, grande parte das vezes, somos nós que colocamos os obstáculos sobre o que os outros poderão pensar ou dizer e, na realidade, muitas vezes as pessoas aceitam melhor do que possamos pensar.
Reza primeiro pelas pessoas a quem irás falar da fé. Talvez até ao ouvirem o teu testemunho ou receberem o teu convite para um curso ou oração, se sintam motivados pelo teu exemplo e aceitem de boa vontade experienciar o que tu anunciaste com o teu testemunho ou convite. No limite o que poderás ouvir será um NÃO.
Nunca deixes de anunciar por medo. Se acreditas em Jesus e O segues, tens o dever de O levar aos outros para que todos O possam conhecer como tu O conheces.
Um vai adiante a abrir o caminho e segue atrás dele todo o rebanho, saindo pela porta da cidade.
Miqueias 2:13 (Bíblia para todos, versão católica)
E o seu rei e senhor marchará à sua frente.