Imagem de duas velas com a descrição Hope

Um Advento para Ti

Esperança e conversão

Estamos na terceira semana do Advento, poderia ter escrito este texto antes, mas não seria tão especial e carregado de significado. Esta semana, juntamente com os meninos da catequese falámos do Advento e, como acontece na maior parte das vezes, eles ensinam-me tanto e fazem-me recordar aquilo que realmente importa. 

Terceira semana – momento que deve encher-nos com grande esperança, vem aí, está quase!

Como seres humanos o nosso coração fraqueja para o consumismo do Natal, mas este é O momento, o momento de esperar, o momento prepararmos o nosso íntimo, de estarmos atentas e vigiarmos, porque Ele está para chegar.

“Quanto a esse dia e a essa hora, ninguém sabe nada, nem os anjos no céu, nem o Filho. Somente o Pai é que sabe. Prestai atenção! Vigiai porque não sabeis quando vai ser o momento.” Mateus 13: 32

O Advento traz consigo a evidência clara da salvação, a possibilidade viva de deixarmos Cristo Jesus fazer Natal em nós e, com isto, também nós, renascemos, se assim nos permitirmos.

Deixa Deus entrar na tua própria casa, deixa-te tocar pela sua graça. Dentro e em silêncio, reza-lhe sem medo: Senhor o que queres que eu faça?

Depende de nós e só da nossa vontade, o que queremos afinal acolher nos nossos corações? As prendas e a urgência de tudo à nossa volta ou a maior declaração de amor que renasce a cada Natal neste ciclo infindável?

Neste tempo sugiro Maria, provavelmente poderia sugerir em qualquer altura do ano… mas vou fazê-lo agora, aqui. Como refere o Papa Francisco, o sim de Maria abriu o caminho a Deus no meio de nós. É o sim mais importante da história. E nós, o que esperamos? Tal como Maria deu o seu sim e permitiu, apesar de tantas provações, que nós vivenciássemos toda esta dimensão do Ser, então que ao exemplo de Maria no seu imenso “salto” de fé, também nós preparemos o caminho para o Senhor através da conversão verdadeira dos nossos corações: paciência perante as dificuldades, tolerância perante os irmãos, benignidade perante as diferenças, coragem perante o pecado, amor perante a nossa cruz, alegria perante cada dia, humildade perante a vida.

Fecha os olhos, inspira, sentes? Ele está aqui.

Maranatha – Vinde Senhor Jesus.

Fotografia de Kelly Sikkema no Unsplash

4 comentários

  1. Parabéns amigas pelo site. Em especial ao Luis e à Lena pela entrega.
    Se me permitem uma pequena correcção no cântico: “Deixa Deus entrar na tua própria casa, deixa-te tocar pela sua graça. Dentro e em silêncio, reza-lhe sem medo: Senhor o que queres que eu faça?”
    Creio ser “Dentro em Segredo, reza-lhe sem medo”
    Beijinhos grandes

    • Olá Paulo! Tens razão, vi mais que uma versão on-line, mas deveria ter tido atenção a isso. No entanto, o que importa é que em silêncio, ou no segredo, rezemos sem medo ao Senhor, que Ele nos acolherá 😉 grata pela correção!

  2. Grata pela vossa iniciativa e entrega ! Esta obra vê-se que tem no seu alicerce o Espírito Santo.
    Muita força para esta bela jornada.😘🙏

Deixar um comentário