Via Sacra – Personagens da Paixão (cont. 3)

Continuamos a caminhada ao longo das próximas semanas, lado a lado com os homens e mulheres que fizeram parte dos momentos da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Segue o link para acederes às semanas anteriores:
Semana I: Via Sacra – Personagens da Paixão
Semana II: Via Sacra – Personagens da Paixão (cont.)

SEMANA I
PRIMEIRA ESTAÇÃO –
Pedro, Tiago e João 
SEGUNDA ESTAÇÃO –
Judas 
TERCEIRA ESTAÇÃO –
Caifás

SEMANA II
QUARTA ESTAÇÃO –
Pedro
QUINTA ESTAÇÃO –
Pilatos
SEXTA ESTAÇÃO –
Os soldados

SEMANA III
SÉTIMA ESTAÇÃO –
Fariseus  
OITAVA ESTAÇÃO –
Simão de Cirene  
NONA ESTAÇÃO – 
Mulheres de Jerusalém

SEMANA IV
DÉCIMA ESTAÇÃO
O povo
DÉCIMA PRIMEIRA ESTAÇÃO
O bom ladrão
DÉCIMA SEGUNDA ESTAÇÃO
Maria, mãe de Jesus   

SEMANA V
DÉCIMA TERCEIRA ESTAÇÃO
Oficial romano 
DÉCIMA QUARTA ESTAÇÃO
José de Arimateia   
DÉCIMA QUINTA ESTAÇÃO  Maria Madalena

SEMANA VI
MEDITANDO A PÁSCOA DO SENHOR JESUS
Jesus Cristo


SEMANA III

Iniciamos a nossa caminhada unidas em fé, começando por invocar a Santíssima Trindade. 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

Oração inicial:

Ó amado Jesus, pelas Sagradas Escrituras, preparamo-nos neste instante para Te acompanhar no caminho do Calvário, através dos homens e mulheres que fizeram parte da história da Tua Paixão. 

Olhamos a nossa cruz e segurando-a de braços estendidos para Ti, entregamos o nosso desejo de participar com coração aberto na meditação de cada Estação, através dos seus olhares, palavras e atos.

SÉTIMA ESTAÇÃO

Jesus é carregado com a Cruz
Evangelho segundo São Marcos 15: 20

Personagens: Os fariseus

E eles bradaram: “Fora! Fora! Crucifica-o!” Disse-lhes Pilatos: “Então, hei-de crucificar o vosso Rei?” Replicaram os sumos sacerdotes: “Não temos outro rei, senão César.”

(João 19: 15)

“Cristo carregando a cruz” 1565. Por Ticiano, atualmente no Museu do Prado

Os fariseus eram um grupo de judeus devotos à Torá. A palavra fariseu significa “separados”, “a verdadeira comunidade de Israel” ou “santos”. Dedicavam sua maior atenção às questões relativas à observância das leis de pureza ritual, inclusive fora do templo.

V. Nós Vos adoramos e Vos bendizemos, Senhor Jesus.
R. Porque pela Vossa santa cruz remistes o mundo.

Os fariseus preocupavam-se muito em observar as normas e pouco em observar os atos. Viam com os olhos e não com a alma. O cumprimento das profecias que anunciavam a vinda do Messias era notório, mas quem estava apenas focado nos rituais, não conseguia ver o Verbo que se fez carne.

Quantas vezes nós mesmos focamo-nos no cumprimento dos nossos afazeres, vamos pelas ruas focados nas nossas preocupações e nas nossas rotinas e não vemos o amor de Deus à nossa volta. Deixemo-nos tocar pelo vento que sopra na nossa face, no som das crianças que brincam nos jardins, olhemos mais para os irmãos que passam por nós nas ruas, pois tudo isto faz parte do grande projeto de Deus. Todos nós e tudo o que nos envolve, faz parte da Sua criação. Que saibamos abrir os olhos da alma e não somente os olhos da nossa face.

✞ Estás connosco, Amor infinito, acompanhas-nos em todos os nossos passos.
Pai Nosso, Avé Maria, Glória

OITAVA ESTAÇÃO

Jesus é ajudado pelo Cireneu a levar a Cruz
Evangelho segundo São Lucas 23: 26

Personagem: Simão de Cirene

Quando o iam conduzindo, lançaram mão de um certo Simão de Cirene, que voltava do campo, e carregaram-no com a cruz, para a levar atrás de Jesus.

(Lucas 23: 26)

“O Cirineu ajuda o Senhor a carregar a Cruz”Imagem gentilmente cedida por ACI Digital https://www.acidigital.com/

Simão de Cirene era um homem comum, pai de família, que vinha do campo e que por ali passava. Foi obrigado pelos soldados romanos a carregar a cruz por Jesus até ao Calvário. 

Jesus seguia na sua frente.

V. Nós Vos adoramos e Vos bendizemos, Senhor Jesus.
R. Porque pela Vossa santa cruz remistes o mundo.

“Passava por ali, vindo do campo um Cireneu chamado Simão, que foi obrigado a carregar a Cruz de Jesus”. Quantas vezes somos confrontados com a cruz dos nossos irmãos, por vezes cruzes bem pesadas e sentimo-nos incapazes de ajudar a carregar aquele peso, pois achamos que nada podemos fazer para resolver os seus problemas. Quantas vezes somos esse Cireneu sem nos darmos conta. Simão não queria ajudar e foi obrigado. Podemos imaginar que Simão ao sentir no seu ombro o peso daquela cruz, se tivesse compadecido. No início foi uma obrigação, no entanto, talvez depois tenha sido tomado pela dor de Jesus e, no final, provavelmente sentiu-se grato por ajudar alguém em tão grande sofrimento. 

Basta apenas uma palavra de conforto, um olhar e um ombro amigo onde pousar a cabeça, um sorriso fraterno, um gesto simples e que faz tanta diferença no alívio que traz aos outros. Que tenhamos sempre presente que gestos simples podem aliviar grandes pesos aos que se cruzam no nosso caminho.

✞ Estás connosco, Amor infinito, acompanhas-nos em todos os nossos passos.
Pai Nosso, Avé Maria, Glória

NONA ESTAÇÃO

Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
Evangelho segundo São Lucas 23: 27-31

Personagens: Mulheres de Jerusalém

Jesus voltou-se para elas e disse-lhes:”Filhas de Jerusalém, não choreis por mim, chorai antes por vós mesmas e pelos vossos filhos”

(Lucas 23: 28)

“Jesus consola as mulheres de Jerusalém”Imagem gentilmente cedida por ACI Digital https://www.acidigital.com/

A mulher judaica não tinha direito ao culto religioso. Tanto no templo como na sinagoga as mulheres não participavam e assistiam separadas dos homens, em lugares inferiores e secundários.
Durante o seu ministério por terras da Galileia e da Judeia, Jesus fez-se acompanhar por mulheres em condições de igualdade com os homens. Isto era uma realidade nunca vista na sociedade judaica. 

São sobretudo as mulheres que ajudam Jesus na sua caminhada em sofrimento. Maria Madalena é uma delas, mas também Maria, mãe de Tiago e de André, e as chamadas “mulheres de Jerusalém”, que choram pelo filho de Deus e acompanham-No com toda a sua compaixão ao Calvário. Maria, a mãe de Jesus, acolhe-O na Descida da Cruz, num gesto de piedade.

V. Nós Vos adoramos e Vos bendizemos, Senhor Jesus.
R. Porque pela Vossa santa cruz remistes o mundo.

Há tantas mulheres que ainda hoje sofrem com a desigualdade de direitos. Tantas mulheres que o Senhor olha com compaixão, pois muitas trazem Jesus crucificado dentro delas. Mulheres que sofrem. Mulheres rejeitadas pelos homens mas acolhidas por Deus. Mulheres a quem este mundo volta a face, mas que Jesus olha com carinho e misericórdia. Entreguemos nas mãos do Senhor cada mulher deste mundo, para que sintam sempre o olhar de Cristo que é caminho, esperança e salvação.

✞ Estás connosco, Amor infinito, acompanhas-nos em todos os nossos passos.
Pai Nosso, Avé Maria, Glória

Oração final:

Meu Jesus, digno de todo o louvor e toda a Glória, Rei e Senhor das nossas vidas, graças Te damos por nos acompanhares a cada dia. Pedimos-Te Senhor que nos ajudes a renunciar às emboscadas do inimigo da nossa alma, livrando-nos de pecar, dando-nos coragem e fortalecendo a nossa fé.

Amém.

1 comentário

Deixar um comentário